Por que a capacitação do síndico é importante para a saúde financeira condominial?

Atualmente 18% dos síndicos no país são profissionais, porém não necessariamente dispõem de educação financeira o suficiente para investir d...



Atualmente 18% dos síndicos no país são profissionais, porém não necessariamente dispõem de educação financeira o suficiente para investir de forma segura, legal e rentável os recursos do condomínio

Foto: Vinicius Valleiro.

A capacitação do síndico é um tema cada vez mais debatido no universo condominial do país, pois a função de síndico exige além de dedicação, preparo e conhecimento para desempenhar um trabalho que agrade aos condôminos e proporcione prosperidade na gestão.

Segundo o Censo SíndicoNet 2021, somente 18% dos condomínios do Brasil possuem síndicos profissionais. Embora este dado represente uma inclinação do mercado para a substituição do síndico voluntário para o remunerado, especialmente, se comparado ao ano de 2013, em que apenas 6% eram considerados profissionais, nem todos possuem conhecimento relacionados à investimentos, por exemplo. A pesquisa foi realizada nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Roberto Piernikarz, sócio-diretor da BBZ Administradora de Condomínio, acredita que a plena capacitação é o caminho da função do síndico, pois a chegada da educação, especialmente em âmbito financeiro, corrobora na gestão mais eficiente, aquela mescla os conceitos do dia a dia do edifício: manutenções, gestão de pessoas e demais atribuições cotidianas com a inteligência financeira.

"Na BBZ, alocamos os síndicos de acordo com seu nível de experiência e perfil, com gerentes que correspondem a essa complementaridade. Além disso, sempre que há mudanças significativas na legislação promovemos eventos e/ou comunicações orientativas e, na medida do possível, fazemos parcerias com instituições que são especialistas em suas respectivas disciplinas para também orientá-los", comenta Roberto.

O Código Civil permite que o síndico seja pessoa física ou jurídica (Art. 1.347 e Lei de Condomínios e Incorporações nº 4.591/64, Art. 22, §4º), sem a necessidade de residir no condomínio, mas a legislação não estipula os conhecimentos prévios ou formação específica para exercer a função de síndico.

Observando essa necessidade, o mercado apresentou diversos cursos para a profissionalização dos síndicos, os quais passam um panorama geral, uma vez que o cargo de gestão exige um aspecto pluralista. Contudo, o conhecimento financeiro, jurídico e gerenciamento de pessoas são os tópicos mais relevantes para o responsável civil e criminal do condomínio.

A importância do conselho na gestão do síndico

O artigo 1.356 do Código Civil afirma que a função do conselho é "dar parecer sobre as contas do síndico", entretanto, no dia a dia, muitas vezes, esse órgão acumula outras atividades, especialmente dependendo do que cada convenção determina. Via de regra, além de monitorar os passos do síndico, o conselho também contribui para que as melhores decisões sejam tomadas.  

Um fator importante é o bom diálogo que o conselho deve manter entre si e com os moradores que não fazem parte, pois representam os seus interesses. Dessa forma, precisam estar disponíveis para prestar esclarecimentos se houver necessidade, afinal, todos compartilham do mesmo objetivo: a saúde financeira e operacional do condomínio.

"A importância do conselho se dá pelo apoio ao síndico para tomar decisões estratégicas, muitas vezes atreladas a questões financeiras, e também para adotar medidas com mais segurança", comenta Guilherme Pitta, educador na Xpeed, escola de educação financeira da XP.   

Por que a saúde financeira nos condomínios é essencial?
O síndico que possui o domínio das estratégias econômicas contribui muito para a saúde financeira do condomínio, fator que reflete também nas demais dinâmicas como convivência harmônica, conservação e manutenção, pois o edifício que apresenta um caixa consistente reduz significativamente os pontos de conflito.

Paulo Cunha, sócio-fundador da iHUB Investimentos, acredita que uma das formas de cuidar da saúde financeira do condomínio, além de possuir uma rentabilidade no valor investido para realizar benfeitorias e eventuais reformas com a intenção de valorizar os imóveis, é criar um fundo específico de rendimentos, que pode oferecer benefícios já no médio prazo, como:

Aumento da previsibilidade das taxas condominiais;
Possíveis melhorias na estrutura do condomínio através de um caixa mais forte;
Menor probabilidade de aumento repentino devido à necessidade de equilibrar as contas do condomínio;
Entre outras vantagens.

Sobre iHUB Investimentos

A iHUB Investimentos é uma empresa especializada em assessoria de investimentos credenciada pela XP Investimentos. Possui mais de 2,5 mil clientes, somando mais de R$ 1 bilhão em valores investidos sob custódia. 

Sobre Xpeed
Sobre a Xpeed School – Educação financeira é a base e principal tema da XP Inc. A Xpeed School surgiu em 2020 como a plataforma de ensino a distância voltada para a formação e educação financeira de nível básico a profissionalizante. A oferta de cursos parte de pílulas gratuitas até MBAs. O propósito da Xpeed School é de educar financeiramente todas as classes socioeconômicas e níveis educacionais brasileiros. A plataforma oferece 30 cursos online em três frentes: Investimentos, Trading e Educação Financeira. Os programas de ensino possuem propostas de duração de 1h30 a 18 meses, como é o caso dos MBAs –um ano de estudos e seis meses para o trabalho de conclusão. As aulas são ministradas por profissionais do mercado, mestres e doutores.
 
Sobre BBZ Condomínios
Com experiência no mercado imobiliário desde 1983 como incorporadora e construtora, a BBZ administradora foi criada a partir da necessidade de gerir seus próprios empreendimentos imobiliários, destacando-se como uma marca especializada na implantação e administração de condomínios.

COMENTÁRIOS

Atualidade Politica

JUSTIÇA$type=two$author=hide$comment=hide$readmore=hide$date=hide

EDUCAÇÃO$type=sticky$count=4$l=0$rm=0$a=0$cm=0$m=0

CIDADANIA$type=carousel$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

ECONOMIA$type=complex$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

Nome

# Empreender Brasília,1083,Adoçando a vida,2,agro,7,alimentação saudável,6,Aline Sleutjes,2,almoço,2,amigos,2,Aprovado,1,Arraiá em Casa,1,artigo,64,atacarejo,2,atividade física,1,bazar,1,bebê,1,bichinhos de estimação,1,bolinho de chuva,1,bom humor,1,Brasi,1,Brasil,165,Brasil Certo,253,brasilia,554,Brasília,619,Brasília Empreendedora,3064,cachorro,1,Caipirinha,1,capadr,1,Capital Empreendedora,2317,caravana do leite,1,carnaval,1,carne,1,carne assada,2,Carreira profissional,1,Carro novo,1,ceilândia,1,Chocolate faz bem,1,Churrasco,2,Cidades,852,CLDF,137,Com cinco unidades no Distrito Federal,5,comércio,1,comida na mesa,2,comida saudável,1,Comper,1,Compras de mercado,2,Condomínio,127,Condomínios,9,Confraternização,1,congresso,1,conselho,1,coronavírus,1,covid19,1,cuidados com o bebê,1,cura da ressaca,1,cursos gratuitos,4,Delmasso,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Detran-DF,2,Dia da Cachaça,1,Dia da Pizza,1,dia do atleta,1,Dia dos Avós,1,dica,9,dieta da alegria,1,Distrito Federal,108,doce,1,economia,68,educação,2,Embaixadas,1,empreendedorismo,2073,empreendedorismo social eventos,53,empreender,1581,empreender Brasília,1593,empresas,4,esporte,1,Esportes,2,Eventos,265,família,4,Férias com Arraiá,1,Festa do Chope,1,Festival da Feijoada,1,festival de guloseimas,1,Fica a Dica,100,fim de ano,1,fim de semana,2,foco nacional,50,fort atacadista,30,gato,1,geral,198,gestão,425,Goiás,27,grupo pereira,1,Habitação,1,inovacao,318,internacional,2,Internet,4,José Gomes,2,justiça,6,lista de compras,1,Mercado Pet,1,Mulher Empreendedora,4,mundo,7,NATAL,1,negocios,624,Negócios,3,noticias,2279,notícias,2758,OAB,50,opinião,254,ovos caseiros,1,pandemia,104,panetone,1,Páscoa 2022,3,pele bonita,2,pets em casa,1,Prêmio Empreender Brasília,220,presente de Natal,1,Presidente Bolsonaro,1,Projeto de Lei,1,promoção,1,Promoção de fraldas,1,promoções,1,renda,166,reunião,1,saúde,7,SINDIVAREJISTA,1,sleutjes,1,Solidão,1,Solteiro e Feliz,1,sorteio,1,sorteio de carros,1,Sorteio de prêmios,1,superação,1,supermercado,1,Sustentabilidade,36,Tecnologia,9,trabalho,230,Troco Solidário,2,Turismo,159,Utilidades,1,Vacinas,1,Vagas de emprego,1,vagas de emprego PCD,1,Varejo,1,Varejo no Brasil,1,vinho,1,
ltr
item
Empreender Brasília: Por que a capacitação do síndico é importante para a saúde financeira condominial?
Por que a capacitação do síndico é importante para a saúde financeira condominial?
http://4.bp.blogspot.com/-ey01lpySjm8/YV43PBYrywI/AAAAAAAAfa0/VitPJjQgozkBcMKEVnK04vVfbT71j0nBgCK4BGAYYCw/s320/fundo-predios-776373.png
http://4.bp.blogspot.com/-ey01lpySjm8/YV43PBYrywI/AAAAAAAAfa0/VitPJjQgozkBcMKEVnK04vVfbT71j0nBgCK4BGAYYCw/s72-c/fundo-predios-776373.png
Empreender Brasília
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/10/por-que-capacitacao-do-sindico-e.html
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2021/10/por-que-capacitacao-do-sindico-e.html
true
5829299289675945787
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário