Sou herdeiro. Como encarar a transição nos negócios da família?

A sucessão de um negócio familiar é uma questão importante dentro das organizações e deve ser pensada cedo, quando os fundadores ainda estão...

A sucessão de um negócio familiar é uma questão importante dentro das organizações e deve ser pensada cedo, quando os fundadores ainda estão no comando. Quantos exemplos existem de negócios que se dissolveram após a perda de um fundador ou divórcios que afetaram todo o contexto empresarial.

Esta é uma das questões que hoje fazem parte da caldeira de ideias de Diego Simões Munhoz, atual presidente da Caemmun indústria e conectivo de móveis, sediada em Arapongas (PR). “É necessário ter um acordo de acionistas bem desenhado assim como todos os processos dentro da gestão, pois sem isso o negócio pode ter um fim antecipado”, afirma.

A história na gestão da empresa da família começou quando ele era bem jovem. Com 16 anos, Munhoz teve a oportunidade de terminar o ensino médio fora do país, e no seu regresso quis retribuir a oportunidade. Prestou vestibular para administração de empresas e ingressou na empresa da família.

Segundo Munhoz, com o passar do tempo e crescimento da empresa, o jovem administrador foi transitando entre vários departamentos e criando outros, como o de comércio exterior. “Fiquei um bom tempo na área comercial visitando e me relacionando com clientes e fornecedores. Em 2009 iniciamos um forte planejamento estratégico e anualmente reforçávamos as novas estratégias. Nesse período me aproximei aos poucos da alta direção e naturalmente com o passar dos anos, fui participando mais ativamente do crescimento dos negócios”, relembra.

Alto escalão
Munhoz conta que nunca existiu um pensamento sobre se tornar o presidente, mas sim de contribuir com o progresso da empresa. Apenas em 2016 essa chave foi virada, quando iniciou um processo para preparar a família.

“Entendemos que a família deve ser empresarial, acionista, e por conta disso procuramos o processo de mentoria para que todos nós, herdeiros da segunda geração, participássemos. Neste processo, que durou quase dois anos, fizemos a análise de capacidade técnica e competências de cada pessoa para entender onde nós estávamos e onde poderíamos chegar”, explica.  

Munhoz conta que a ideia inicial foi buscar assessoria no processo de governança. Quando a GoNext chegou, consultoria especializada na implantação do sistema de governança corporativa e sucessão em empresas familiares, a preparação para a sucessão passou a ser efetivamente pensada na companhia.

“Buscamos implantar um conselho para melhorar a tomada de decisão e deixar o papel de cada um bem definido. Com o passar do tempo, fomos aprendendo que a empresa não cresce na proporção que a família cresce: a tendência é que as famílias aumentem, mas o negócio não. E aí existe um problema. Então trabalhar na sucessão, além de todos os outros processos de gestão e governança passou a ser uma prioridade para os fundadores e herdeiros”, aponta Munhoz.

Com a metodologia aplicada, a questão da sucessão foi acelerada. “Os fundadores tiveram muita sabedoria, pois usaram o lema de que ‘o dono do avião não precisa ser o piloto’ e pediram para que nós, segunda geração, plantássemos novas sementes. Iniciamos novos negócios, agora com mais estrutura, apoio, e aí iniciamos, junto com os acionistas e a consultoria da GoNext, um processo de novos desafios e aí assumi a presidência. 

Base
De acordo com o especialista em governança corporativa e diretor-presidente da GoNext Governança e Sucessão, Eduardo Valério, as empresas que dão atenção para a governança da companhia com critérios técnicos bem definidos e metodologia científica, evitam conflitos familiares, identificam o sucessor adequado e garantem a longevidade empresarial.

“A governança é maneira como a empresa é administrada; diz respeito aos processos, decisões corporativas, formulação de políticas, distribuição de direitos e responsabilidades entre o conselho, gerência, acionistas e partes interessadas. A governança não existe apenas em grandes corporações. Qualquer empresa, independente do porte, deve ter uma governança, que também será crucial para a aplicação de tomadas de decisões estratégicas, como a elaboração do planejamento sucessório, por exemplo”, explica Valério.

“O processo de sucessão de uma organização exige ferramentas metodológicas técnicas e científicas capazes de colocar na mesa as competências e habilidades dos herdeiros. Com base no diagnóstico, os herdeiros são direcionados para as suas competências mais fortes e assim são definidos os seus papéis e responsabilidades no novo ambiente de sucessão”, completa o especialista.

 Valério percebe na prática que os projetos vitoriosos são aqueles muito bem planejados com início, meio e fim. “É um trabalho que se constrói devagar, que precisa ser maturado, em conjunto entre sucessor, sucedido e todo o ambiente empresarial, para que no final, a transição de legado e poder ocorra de forma eficaz. O que acontece na Caimmun é um bom exemplo de projeto aplicado e bem sucedido”, destaca Eduardo Valério.

Saiba mais sobre o assunto neste episódio do podcast GoNext Talk: Episódio 03: Herdei a empresa da família, e agora? Como identificar a solucionar problemas de gestão? by GoNext Talk (anchor.fm)

Sobre a GoNext Governança & Sucessão: consultoria especializada na implantação do sistema de governança corporativa e sucessão em empresas familiares. Fundada em 2010, atua com metodologia exclusiva para a profissionalização, elaborada a partir da experiência adquirida em aproximadamente 200 projetos atendidos no Brasil e nos EUA. A equipe de consultores desenvolve planejamento personalizado, de forma integrada aos objetivos e necessidades de cada cliente. A GoNext foi fundada pelo CEO Eduardo José Valério, com mais de 25 anos de experiência como executivo, tendo atuado como C-Level de grandes companhias brasileiras. https://gonext.com.br/

 

 

COMENTÁRIOS

Atualidade Politica

JUSTIÇA$type=two$author=hide$comment=hide$readmore=hide$date=hide

EDUCAÇÃO$type=sticky$count=4$l=0$rm=0$a=0$cm=0$m=0

CIDADANIA$type=carousel$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

ECONOMIA$type=complex$count=4$l=0$cm=0$rm=0$d=0

Nome

# Empreender Brasília,1083,Adoçando a vida,2,agro,7,alimentação saudável,6,Aline Sleutjes,2,almoço,2,amigos,2,Aprovado,1,Arraiá em Casa,1,artigo,64,atacarejo,2,atividade física,1,bazar,1,bebê,1,bichinhos de estimação,1,bolinho de chuva,1,bom humor,1,Brasi,1,Brasil,165,Brasil Certo,253,brasilia,554,Brasília,570,Brasília Empreendedora,3064,cachorro,1,Caipirinha,1,capadr,1,Capital Empreendedora,2317,caravana do leite,1,carnaval,1,carne,1,carne assada,2,Carreira profissional,1,Carro novo,1,ceilândia,1,Chocolate faz bem,1,Churrasco,2,Cidades,852,CLDF,137,Com cinco unidades no Distrito Federal,5,comércio,1,comida na mesa,2,comida saudável,1,Comper,1,Compras de mercado,2,Condomínio,127,Condomínios,9,Confraternização,1,congresso,1,conselho,1,coronavírus,1,covid19,1,cuidados com o bebê,1,cura da ressaca,1,cursos gratuitos,4,Delmasso,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Detran-DF,2,Dia da Cachaça,1,Dia da Pizza,1,dia do atleta,1,Dia dos Avós,1,dica,9,dieta da alegria,1,Distrito Federal,108,doce,1,economia,68,educação,2,Embaixadas,1,empreendedorismo,2073,empreendedorismo social eventos,53,empreender,1531,empreender Brasília,1593,empresas,4,esporte,1,Esportes,2,Eventos,265,família,4,Férias com Arraiá,1,Festa do Chope,1,Festival da Feijoada,1,festival de guloseimas,1,Fica a Dica,100,fim de ano,1,fim de semana,2,foco nacional,50,fort atacadista,30,gato,1,geral,198,gestão,425,Goiás,27,grupo pereira,1,Habitação,1,inovacao,318,internacional,2,Internet,4,José Gomes,2,justiça,6,lista de compras,1,Mercado Pet,1,Mulher Empreendedora,4,mundo,7,NATAL,1,negocios,624,Negócios,3,noticias,2279,notícias,2758,OAB,50,opinião,254,ovos caseiros,1,pandemia,104,panetone,1,Páscoa 2022,3,pele bonita,2,pets em casa,1,Prêmio Empreender Brasília,220,presente de Natal,1,Presidente Bolsonaro,1,Projeto de Lei,1,promoção,1,Promoção de fraldas,1,promoções,1,renda,166,reunião,1,saúde,7,SINDIVAREJISTA,1,sleutjes,1,Solidão,1,Solteiro e Feliz,1,sorteio,1,sorteio de carros,1,Sorteio de prêmios,1,superação,1,supermercado,1,Sustentabilidade,36,Tecnologia,9,trabalho,230,Troco Solidário,2,Turismo,159,Utilidades,1,Vacinas,1,Vagas de emprego,1,vagas de emprego PCD,1,Varejo,1,Varejo no Brasil,1,vinho,1,
ltr
item
Empreender Brasília: Sou herdeiro. Como encarar a transição nos negócios da família?
Sou herdeiro. Como encarar a transição nos negócios da família?
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiVDTRA8gK0I-MRf9ZvJMIhWoPWji4C5qLzJThMonFG7bl5KXY7JhB9Z7j3xuotkE4-6VPcbYsVyAYrj7SoKBIbpZDOVWzYhobhB-9fFlU6oC5Rj2-xddwMnKpIz1SeeAEyoEqm_ZUeC1shmtiwk8ey9k0V-aYabhWUbqF-98pB_dleEkGWduUxNBzY=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiVDTRA8gK0I-MRf9ZvJMIhWoPWji4C5qLzJThMonFG7bl5KXY7JhB9Z7j3xuotkE4-6VPcbYsVyAYrj7SoKBIbpZDOVWzYhobhB-9fFlU6oC5Rj2-xddwMnKpIz1SeeAEyoEqm_ZUeC1shmtiwk8ey9k0V-aYabhWUbqF-98pB_dleEkGWduUxNBzY=s72-c
Empreender Brasília
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2022/02/sou-herdeiro-como-encarar-transicao-nos.html
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/
https://www.empreenderbrasilia.com.br/2022/02/sou-herdeiro-como-encarar-transicao-nos.html
true
5829299289675945787
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário