Bio Caldo - Quit Alimentos
Sesc

Mulheres de negócios: minoria que conquista cada vez mais espaço

Ainda minoria entre os empresários formais, apenas 37% no Brasil, de acordo com Dados da PNAD Contínua (IBGE) do segundo trimestre de 2021, em alguns segmentos, como o da arquitetura, as mulheres são maioria absoluta. Dados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) apontam que 64% dos profissionais de arquitetura são mulheres. E é neste cenário que a arquiteta Vanessa Lacerda sobressai como exemplo de êxito nos negócios, comemorando 25 anos de atuação profissional na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A arquiteta destaca que empreender é muito mais do que fazer parte de uma categoria profissional ou de ter feito uma excelente faculdade. Ela ressalta que estar à frente de um empreendimento exige conhecimentos e habilidades que vão muito além do que é compartilhado no ensino superior. Para a profissional, foco, disciplina, dedicação, resiliência e fé são os grandes responsáveis pela sua escalada profissional. "Empreender não é algo simples. É preciso estar ligada a tudo, atualizada sobre o mercado e, principalmente, saber lidar com pessoas. Essas habilidades não são ensinadas em sala de aula e, por isso, é preciso firmar um compromisso pessoal em se desenvolver e aprender cada dia mais", salienta Vanessa Lacerda, que ganhou recentemente o International Property Awards, premiação comparada ao Oscar da arquitetura mundial.

Vanessa Lacerda decidiu empreender antes mesmo de se formar na profissão que escolheu para a vida. Durante a graduação, dividia seu tempo entre estudos, estágio e trabalhos para outros arquitetos que já tinham concluído a formação superior e já atuavam no mercado. Recém-formada, ainda com poucos projetos, trabalhou como representante comercial de produtos de arquitetura, como especificadora em lojas de iluminação e como vendedora. Todas as experiências a ajudaram a amadurecer seu conhecimento sobre os clientes e sobre o universo da Arquitetura.

Conforme a demanda por seus projetos foi aumentando, Vanessa começou a engajar seus colegas de profissão. Além de projetar, também fazia a gestão dos projetos terceirizados. O empreendedorismo já fazia parte da sua vida, e ela conseguia, pouco a pouco, atender mais clientes. "Com o passar dos anos, as coisas foram se encaixando, fui me tornando conhecida em minha cidade, desenvolvendo projetos mais complexos e, até mesmo, alguns projetos públicos. Então, após 5 anos de home office, inaugurei meu escritório", finaliza a arquiteta premiada.

O escritório Vanessa Lacerda Arquitetos Associados tem sua sede em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nos últimos 25 anos, formou uma vasta cartela de clientes e projetos executados em diversas áreas da Arquitetura, projetos residenciais, comerciais, industriais e corporativos.

Acompanhe a arquiteta Vanessa Lacerda no Instagram: @vanessalacerdaarquitetos



Livre de vírus. www.avast.com.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem