Vereador garantiu atendimento de demandas na Região Oeste e projetos com impacto social em toda Goiânia
O vereador Markim Goyá (PRD) apresentou um balanço dos cinco primeiros meses de sua atuação em 2025 na Câmara Municipal de Goiânia. Com presença forte nas comunidades da Região Oeste e articulação política junto ao Executivo, o parlamentar se destaca com projetos de lei com impacto direto na vida dos goianienses, além de intervenções concretas em infraestrutura, saúde, assistência social e políticas para a pessoa idosa.
Presidente da Comissão da Pessoa Idosa, Goyá conduziu a aprovação do relatório do projeto que cria a Patrulha do Idoso e participou de visitas a espaços que poderão ser transformados em centros de convivência para a terceira idade, como a sede da antiga Associação dos Idosos do Balneário.
Entre os projetos legislativos, dois se destacam: o PL nº 125/2024, que garante meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer para doadores regulares de sangue, já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); e o projeto que propõe a realização de triagem precoce para diagnóstico de autismo (TEA) nas escolas da Capital.
Pitura de meio-fio
Além da atuação legislativa, Markim tem investido na articulação direta com secretarias e autarquias para atender demandas da população. O vereador realizou visitas à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), à Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), à Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e ao Departamento de Engenharia de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), tratando desde recapeamento asfáltico e drenagem até sinalização de faixas de pedestres próximas a escolas.
Revitalização da Praça Dona Cota
Também esteve reunido com o secretário de Saúde, Luiz Gaspar Machado, e com o presidente da câmara municipal, Romário Policarpo para reforçar pedidos das comunidades, assim como manteve encontros importantes com o prefeito Sandro Mabel. "As pessoas precisam ver o resultado. Meu trabalho não é só aprovar projeto, mas garantir que as demandas realmente sejam atendidas. Isso exige articulação, diálogo e presença nas ruas", afirmou.
Cuidados especiais com a Praça da Bandeira
Na área de infraestrutura, vale registrar o atendimento da demanda do recapeamento asfáltico e a operação tapa-buracos em vias do Cidade Jardim e do Parque Oeste Industrial. Também foi implantada uma faixa de pedestres na Praça da Bandeira, medida voltada à segurança principalmente dos estudantes da região escolar.
Foram realizadas reformas e revitalizações em espaços de convivência, como as praças Dona Cota, Goiá 2 e Praça da Bandeira, que receberam melhorias na estrutura e instalação de academias ao ar livre. Outro destaque foi a substituição da iluminação convencional por lâmpadas de LED em bairros como Solange Park, Lorena Park, Goiânia Viva, Luana Park e João Braz, promovendo mais segurança e eficiência energética.
Além disso, o mandato articulou, em parceria com a AMMA, ações de poda de árvores, limpeza urbana e reposição de cabeamento no Parque Sebastião Júlio de Aguiar, garantindo mais conforto e segurança para os frequentadores do espaço.
Articulação política e visitas estratégicas
O diferencial da atuação de Markim Goyá está na articulação direta com órgãos da Prefeitura para garantir execução das demandas. Ao longo dos meses, ele realizou visitas e reuniões estratégicas com:
Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) – para acompanhar obras de drenagem, recapeamento e revitalização de praças;
Comurg – solicitando mutirões de limpeza, roçagem, retirada de entulho e manutenção de áreas públicas;
Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) – discutindo ações de zeladoria e recuperação de espaços verdes;
Departamento de Engenharia de Trânsito da SMT – tratando da sinalização viária, incluindo a implantação de faixas de pedestres e segurança no entorno de escolas;
Secretaria Municipal de Saúde – em reunião com o secretário Luiz Gaspar Machado, apresentou demandas das unidades básicas da região Oeste;
Gabinete do prefeito Sandro Mabel – para reforçar reivindicações da população em infraestrutura, mobilidade e assistência social.
De acordo com Markim, essas articulações têm sido fundamentais para destravar projetos, agilizar atendimentos e tornar mais eficientes as ações executadas pelo Poder Público. Por isso, outra atividade constante em sua agenda, é a presença nos Mutirões da Prefeitura, onde pode ouvir pessoalmente dos moradores, o que é preciso para que a cidade seja mais acolhedora e administração pública mais eficiente.
"A política precisa estar próxima de quem mais precisa. Meu mandato é nas ruas, ouvindo as pessoas, cobrando soluções e fazendo com que a Prefeitura execute as ações que a cidade precisa", afirma.