Ferramenta inédita vai reunir mensalmente dados exclusivos sobre oferta e comercialização de imóveis na região
O setor imobiliário da Paraíba vive um marco histórico com o lançamento oficial do Índice CRECI 360º, uma iniciativa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB) em parceria com o Sistema Cofeci-Creci. A ferramenta, lançada nesta segunda-feira(26) em evento transmitido ao vivo pelo YouTube e Instagram do Conselho, disponibilizará mensalmente uma análise técnica aprofundada do mercado imobiliário local, com base em dados reais de construtoras, empreendimentos e unidades comercializadas.
“A partir de agora, corretores de imóveis, empresários e investidores poderão tomar decisões com base em dados sólidos, transparentes e mensuráveis. É uma revolução na forma como se enxerga o mercado imobiliário na Paraíba”, afirmou Rômulo Soares, presidente do Creci-PB.
Desenvolvido com base em metodologia de painel contínuo e dados obtidos de fontes como OCorretor.com, Órulo e SARU, o índice já começou a mapear o comportamento do mercado desde janeiro de 2025. Só no primeiro trimestre, foram analisadas mais de 18 mil unidades imobiliárias nos municípios de João Pessoa e Cabedelo, com 1.215 imóveis efetivamente comercializados.
“O CRECI 360º representa a inteligência aplicada à valorização do mercado. É um instrumento que conecta o presente com o futuro da profissão de corretor de imóveis no Brasil”, destacou o presidente do Sistema Cofeci-Creci, João Teodoro. “A iniciativa da Paraíba deve inspirar outros estados.”
Segundo os dados apresentados, os imóveis de 1 dormitório lideram as vendas no estado, seguidos pelos de 2 dormitórios. A Zona Leste de João Pessoa concentra mais de 89% das transações, com destaque para os bairros do Bessa, Cabo Branco e Altiplano. O valor médio das unidades comercializadas na região chegou a R$ 674 mil em março de 2025.
Além dos dados de mercado, o Índice CRECI 360º também contribuirá para a transparência, segurança jurídica e planejamento urbano, apoiando o poder público e o setor privado.
“O CRECI 360º não é apenas uma ferramenta técnica. É um serviço público com impacto direto na vida das pessoas e no desenvolvimento das cidades”, completou Rômulo Soares.
O projeto conta a realização da empresa IP4 Pesquisas, responsável pela análise estatística, e será atualizado mensalmente com a inclusão de novos empreendimentos, lançamentos e variações de mercado.
Serviço
Cofeci Creci
Instagram: https://www.instagram.com/sistemacofecicreci/
Site: https://www.cofeci.gov.br/