Além de aumentar a ingestão de líquidos, apostar na hidratação da pele é saída para quem mora na capital federal
Há quem diga que morar em Brasília é experimentar a vida no deserto. Mesmo com alguns chuviscos em regiões isoladas do Distrito Federal, que deixou o clima um pouco mais ameno essa semana, o clima seco permanece.
No Planalto Central o tempo seco é um dos grandes vilões para problemas relacionados à hidratação do corpo e da pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, neste período é preciso redobrar os cuidados com a saúde. A pele, maior órgão humano, é quem mais sofre nesse tempo e o uso de hidratantes está no topo das recomendações da entidade, somando com a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia, evitar banhos quentes, hidratar os lábios e fazer uso de filtro solar, mesmo em dias sem sol.
Das prateleiras das farmácias, os produtos para pele também passaram a compor o mix de produtos de supermercados, diante da grande busca entre os consumidores. Uma pesquisa da Forbes, aponta que a venda de produtos para a pele pode chegar a US$ 190 bilhões em 2025. Os dados mostram o Brasil como quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais, considerando os cosméticos para a pele.
A cliente do supermercado Comper de Sobradinho (DF), Patrícia Azevedo, afirma que nesta época do ano ela gasta um pote de hidratante de corpo por mês. “Aqui somos, eu e minhas duas filhas, ou seja, três para hidratar a pele, e todo mês, nas compras de alimentos e material de limpeza, o hidratante não fica fora do carrinho. Mesmo com chuva vindo, o hidratante é indispensável”, comenta.
Enquanto os hidratantes reforçam a proteção contra o ressecamento, o protetor solar oferece uma barreira contra os efeitos da radiação, que mesmo em dias nublados podem deixar marcas na pele.
Dicas para manter a pele hidratada
- Beber no mínimo dois litros de água por dia.- Evitar banhos quentes e muito demorados.
-Usar o hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme.
- Para peles oleosas e acneicas evite hidratante comum no rosto e use oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).
- Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras.
Para auxiliar os moradores do DF a enfrentar este período de estiagem, as redes Comper e Fort Atacadista oferecem um vasto sortimento de frutas e verduras frescas, ricas em água e nutrientes, que são essenciais para uma hidratação completa e para manter a alimentação leve e nutritiva. Além disso, produtos de diversas marcas e modelos para hidratar a pele, os cabelos e os lábios estão disponíveis nas gôndolas.
Você pode encontrar estes e outros produtos nas lojas do Fort Atacadista em Taguatinga, Recanto das Emas, Ceilândia, Sol Nascente e Valparaíso (GO), bem como nas unidades do Comper em Sobradinho, Águas Claras, Asa Sul, Planaltina e Gama.